quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O mural português

Por estas bandas, Petersham é sinónimo de Portugal. Foi neste bairro, a 6 km do centro da cidade, que a comunidade lusa se instalou e criou raízes. Na rua, aqui e ali ouvem-se conversas na língua de Camões e, como não podia deixar de ser, os negócios locais também têm pronúncia portuguesa (tema para um outro post).
A marca mais colorida da presença tuga é, no entanto, um mural em cerâmica (30mx3m + 17mx4m), na Audley Street, da autoria de Luís Geraldes.

O painel é composto por uma parte com 17 metros de comprimento.
 
E outra com 30 metros...


Segundo me informei, a obra intitula-se 'Fragile World in Constant Expansion' (O frágil mundo em constante expansão). É constituída por 8 mil azulejos e levou cerca de um ano a ficar pronta.
A área com 30m de comprimento foi inaugurada em 2002, pelo então presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio. A inauguração da segunda parte tem a assinatura do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga.

Direito a inauguração presidencial.
 
Pormenor do painel.

 Como sempre acontece, as opiniões dividem-se. Uns gostam, outros não...




 See you soon!

1 comentário:

  1. "I LOVE PORTUGAL".... as sardinhas, as castanhas, o vinho, a religião, a praia, os rios, os barcos tradicionais, os caretos do Carnaval...
    Obrigada por mais esta descoberta. Beijo.

    ResponderEliminar