terça-feira, 22 de abril de 2014

Blue Mountains

Segunda-feira de Páscoa foi dia de passeio em família. Afinal, há tradições que nunca se perdem mesmo quando estamos a muitos quilómetros de casa. O destino? As Blue Mountains e o Scenic World. A visita estava há muito planeada, na verdade desde que aterrei em Sydney que estava alinhavada mas sem data definida. Surgiu a oportunidade e lá fomos nós para a montanha.
Património mundial da UNESCO desde 2000, esta cadeia montanhosa fica a 60 quilómetros de Sydney. O nome vem do facto de que quando vista de longe a enorme mata de eucaliptos parece um enorme manto azul. Céu e montanha confundem-se. Onde começa um e termina o outro?

Verde ao perto, azul ao longe

Pedimos ao GPS uma ajudinha e traçámos a rota para Katoomba que, situada a 110 quilómetros de Sydney, é uma das cidades mais visitadas da região. Conhecida pelas suas paisagens, trilhos e passeios é muito procurada pelos turistas. E é precisamente aqui que fica o primeiro ponto de paragem do nosso itinerário: Scenic World. 

Scenic World Blue Mountains

Uma pequena antevisão do que nos espera

Como descrevê-lo? Basicamente é um parque de diversão para pequenos e graúdos, com quatro opções de descoberta das Blue Mountains: scenic railway, scenic skyway, scenic cableway e scenic walkway. Sim, são apenas quatro mas garanto-vos que valem a pena. Podemos passear ao longo de 2,4 km pela floresta húmida sobre uma passadeira suspensa (a maior em todo o Hemisfério Sul). Os trilhos podem ser de 10 minutos ou 1 hora, somos nós que decidimos. Optámos pelo percurso curto porque o frio que se fazia sentir não era muito convidativo. Mas vale a pena aguentar aquelas temperaturas menos agradáveis só para poder apreciar a beleza natural. Quando estamos lá em baixo e olhamos para o alto, sentimo-nos mesmo pequeninos...

Scenic Walkway

Ao longo dos trilhos há informações sobre a fauna e a flora

Vistas espectaculares não faltam

Apesar do sol, o frio fazia-se sentir

Esta é a opção disponibilizada mais calma mas para a podermos experimentar é necessário descer ao Jamison Valley. Como? Nós utilizámos o scenic cableway, ou seja, apanhámos boleia de uma espécie de teleférico (o maior do país deste género) que transporta 84 pessoas e percorre os 545 metros, suspenso num cabo. 

A vista lá de cima

O que nós descemos

Para regressar o meio de transporte foi outro... o scenic railway. Como eu me arrependi por ter dado ouvidos a quem me aconselhou a ir na primeira fila. Com uma inclinação de 52º, é o troço de comboio de passageiros (84) com o declive mais acentuado do mundo. Percorremos 310 metros e passamos num túnel. Claro que tive uma vista privilegiada, sentadinha na frente. Fotos da viagem não há, pelo menos focadas. Devem compreender porquê. 

Scenic railway

Aí vêm eles

A versão antiga
  
Para terminar, fomos dar um passeio no scenic skyway. Outro teleférico, desta feita o mais alto da Austrália, uma vez que se encontra a 270 metros do solo. Uma viagem tranquila, com uma vista de 360º e onde até uma parte do chão é envidraçada para que possamos ver mesmo tudo. Percorremos 720 metros até chegar ao Echo Point, pelo caminho há tempo para observar Katoomba Falls, Three Sisters e Jamison Valley.


Katoomba Falls

Outra perspectiva

Jamison Valley

Depois de uma pausa para almoçar, seguimos viagem para o Echo Point. O miradouro onde podemos ver as famosas Three Sisters, a atracção mais visitada e popular das Blue Mountains. Mas esta é gratuita e oferecida pela Natureza. Trata-se de uma formação rochosa (arenito) com muitos milhares de anos que, segundo a lenda, representa três irmãs que foram transformadas em pedra. 

Echo Point

Tentem contar o número de máquinas fotográficas

Eucaliptos até onde a vista alcança
As famosas Three Sisters

Com o sol quase a pôr-se, estava na hora de regressar a casa. E como não fomos os únicos a dedicar o dia à família, demorámos duas horas por causa do trânsito.

See you soon!

1 comentário:

  1. Prima que grande aventureira...Até me fizes-te lembrar o Indinana Jones e as suas aventuras ;-) Magnificas paisagens, uma demonstração da perfeição da Natureza...
    Beijinho

    ResponderEliminar