quinta-feira, 17 de abril de 2014

Pelos caminhos da arte

Finalmente, parece que o sol regressou com vontade de ficar. Um céu azul, com aquela 'bolinha' bem amarela lá no alto a brilhar, deu-me os bons dias. Confesso que até acordei com mais energia e vontade de ir para a rua. Não perdi tempo e saí logo para apanhar o comboio, porque com os dias cada vez mais curtos (anoitece por volta das 17h30) todos os minutos contam. Alinhamento para hoje: arte. 
A primeira paragem foi em Paddington.  Queria conhecer o Australian Centre for Photography e a Blender Gallery. As exposições do primeiro não me entusiasmaram muito, confesso que estava à espera de melhor tendo em conta que se tratava do Centro Australiano para a Fotografia. Já a segunda visita do dia revelou-se uma agradável surpresa: uma pequena moradia transformada numa galeria totalmente dedicada ao rock roll. Lá dentro, discos, alguns bem antigos, e fotografias de grandes nomes do rock: Rolling Stones, David Bowie, Bob Dylan e muitos outros. 

Não fiquei fã

Recomendo

Já me habituei a andar por Sydney sempre atenta para não deixar passar nada ao lado. Em qualquer lado, a qualquer momento podemos dar de caras ou tropeçar num detalhe que quase, quase nos escapava. E foi isso mesmo que me aconteceu quando caminhava na Oxford Street, pertinho The Intersection. De nariz no ar, lá vinha eu a olhar para todo o lado menos para onde devia... o chão. Foi preciso deixar cair o mapa para ver que sob os pés estava o Australian Fashion Walk of Style. Desde 2012 que, anualmente, alguns dos nomes mais importantes da moda australiana são incluídos neste passeio, como homenagem e reconhecimento pelo seu contributo para o mundo da moda. Mas não foi só isso que vi enquanto andava...

Me no The Australian Fashion Walk of Style

Será que anda à procura da Alice?

Mais uma parede artística

Desta vez, pude sentar-me tranquilamente num banco de jardim em Surry Hills e comer o bagel sem a chuva para me chatear. Maravilha! Para a tarde, estava destinado o regresso à Art Gallery NSW e foi o que aconteceu. Sem enganos na morada, apenas um desvio para comprar as cápsulas que têm substituído o meu saudoso café, cheguei onde pretendia.

Art Gallery de Nova Gales do Sul

Adoro andar sem hora marcada, sem ninguém a dizer-me o que é suposto ver. Ao meu ritmo, passo de uma galeria para a outra, subo e desço andares, entro e saio de salas, começo pelo início ou pelo fim. Não importa. Sou eu que decido... Se querem saber mais sobre a minha primeira visita, façam o favor de dar uma olhadela aqui mas posso garantir que é tempo bem empregue.

Enquanto uns vêem, outros fazem uma pausa

O Oriente

A Bienal de Sydney está presente

A natureza lado a lado

Picasso, quem mais?

Voltei para casa, satisfeita. 

See you soon!

1 comentário:

  1. E eu satisfeita fico por partilhares as tuas descobertas e saber que estás a aproveitar cada minuto do dia, sempre atenta aos mais pequenos pormenores... como só uma digna Jornalista o faria. Beijo

    ResponderEliminar