sábado, 19 de abril de 2014

Páscoa além fronteiras

Para mim a Páscoa é sinónimo de folares mas não é um qualquer folar a que refiro. Falo dos folares feitos pela minha ti I., cozidos em forno a lenha sobre uma folha de couve. Desde que sou gente que me lembro da azáfama na cozinha, por estes dias. Os folares espalhados sobre a mesa à espera de vez para entrar no forno. Os montes de vides secas arrumados a um canto, para fazer a fogueira.
Nos últimos anos, tenho feito questão de a ajudar. A família vai aumentando e o número de 'encomendas' também, por isso na Quinta-feira lá vou eu para casa dela pôr a mão na massa, literalmente. Como ditam as regras, utilizamos uma masseira de madeira para amassar todos os ingredientes até obter uma massa consistente, que depois fica a levedar até dobrar de tamanho. Quando isso acontece, a massa está pronta para ser cortada em pedaços aos quais damos a forma dos folares (a minha mãe adora dizer-nos como o fazer). Os ovos cozidos em água com casca de cebola, para terem aquele tom acastanhado, não podem faltar. Agora nem me importo de fazer as fitas com a massa para colocar sobre os ovos, a única tarefa que podia fazer quando era miúda porque tudo o resto era para os adultos. É como diz o outro, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
Este ano não posso estar presente. Não vou provar (e comer) a massa crua dos folares que tanto adoro. Não vou estar lá para dizer à minha tia que não se preocupe se algum ficar mais escurinho (sim, já aconteceu...). Mas Páscoa sem folar não é Páscoa por isso hoje, aqui em Sydney, a tarde foi passada na cozinha a fazer folares. Descobre-se uma receita na internet (obrigada Figo Lampo) e pomos mãos à obra.  Bonito está, quando ao sabor só poderei dizer alguma coisa amanhã. No entanto, atendendo à qualidade das pasteleiras não tenho a menor dúvida de que está óptimo.  

Folar design in Portugal, made in Austrália

Páscoa australiana? Pois, não há muito a dizer. Por aqui o fim-de-semana é prolongado, porque Sexta-feira Santa e Segunda-feira são feriados. Na Good Friday está tudo fechado, mas é mesmo tudo: hipermercados, supermercados, centros comerciais, museus, galerias. lojas... Parece-me que só os cinemas funcionam nesse dia e são muitos poucos os cafés e restaurantes que abrem. Em contrapartida, no Domingo de Páscoa está quase tudo aberto. Entenda-se esta gente! Os aussies podem não ter folares nem amêndoas mas em compensação ovos de chocolate não faltam. É a verdadeira loucura. Oferecem-se ovos a toda a gente (família e amigos), por isso podem imaginar as secções de doces nos supermercados. São promoções atrás de promoções.
Tradições e hábitos cada um tem os seus... Eu prefiro a minha.

See you soon!

PS: Sei de fonte segura que a fornada de folares 2014 da minha ti I. ficou muito boa.

1 comentário:

  1. E eu cá também fiz folar Bimby... mas para a próxima tenho que seguir as indicações da tua ti I. para a cozedura para encontrar o ponto "pito"... Sabes de certeza a que me refiro...
    O teu folar made in Austrália tem aspecto apetecível, como ficou o sabor?
    Sabes que faz até faz sentido nada estar aberto na Sexta Feira Santa. Antigamente, dizem que por cá também nada estava aberto e haviam muitas coisas proibidas de se fazer. Era um dia de sacrifícios. Por outro lado, o Domingo de Páscoa é dia de alegria e celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

    ResponderEliminar