terça-feira, 29 de abril de 2014

Balmain

Um céu azulão e um sol radioso apresentaram-se ao serviço esta manhã. A temperatura era amena e convidava a um passeio. O cenário de um típico dia de Primavera, não fosse dar-se o caso de por aqui estarmos no Outuno (avançado). Claro que não podia ficar em casa, tinha de arranjar um plano, por isso dei uma olhadela aos mapas e guias espalhados pelo quarto. Não foi preciso muito tempo para saber o destino, Balmain.
A 6 quilómetros do centro da cidade, este subúrbio de Sydney fica na península de Balmain e é vizinho de Rozelle, por onde andei há umas semana atrás. Tratando-se de uma zona antiga, é fácil perceber o porquê de tantos edifícios antigos devidamente preservados e hoje considerados património. À medida que percorremos a Darling Street, a principal rua, vemos muitos desses marcos históricos e se uns mantêm as funções iniciais outros são agora morada de cafés, restaurantes, lojas. Contaram-me que a população local se opôs fortemente às tentativas de derrubar alguns desses edifícios para construir centros comerciais e blocos de habitação. 
 
Dois em um: o posto dos correios à esquerda e o tribunal à direita

Balmain working man's institute

West Banc

O quartel dos bombeiros


Fachadas originais preservadas

O passado bem presente

Um dos principais meios de transporte utilizado pelos locais é o ferry, por isso são 3 os cais por onde passam as embarcações que fazem a ligação a Circular Quay e a Darling Harbour. Depois de de percorrer a Darling Street chegámos ao Balmain East Wharf. Um pequeno cais, uma grande vista da cidade e mais uma perspectiva da Harbour bridge. 

Não estava a exagerar, o cais é mesmo pequeno

O centro financeiro de Sydney

Harbour bridge

A paragem seguinte foi no Thames St. Wharf. Igualmente pequeno, este cais tinha um extra: a estrutura inicial para os passageiros se protegerem enquanto esperavam ainda lá está. 

A 'paragem' do ferry original (1895)

A Harbour bridge agora mais afastada

A vizinhança do cais

A manhã tinha passado a correr e a hora de almoço aproximava-se. Regressámos à Darling Street e demos uma volta a ver se alguma coisa ou algum sítio chamava a nossa atenção. O que acabou por acontecer quando uma bonita esplanada razoavelmente ocupada, com um ambiente tranquilo nos piscou o olho. Entrámos e não nos arrependemos. Casual Mondays de seu nome abriu há dois meses e está instalado no edifício da Balmain Uniting Church, por isso ao fim-de-semana de manhã há culto e catequese antes do café abrir ao público. O mesmo espaço, duas entidades e o mesmo fim, a partilha de bons momentos (digo eu). As nossas escolhas? Para mim, um sumo de laranja e cenoura e um wrap com ovos mexidos, cogumelos e molho de tomate. Ao meu lado, um cappuccino e um muffin de manga e pêssego. A opinião foi unânime: aprovado. Os meus ovos mexidos estavam no ponto, macios como eu gosto. Os cogumelos saborosos e o molho de tomate era qb para dar o toque. 

Casual Mondays cá fora

e lá dentro


A dupla cappuccino e muffin

My lunch
 
Antes do regresso a casa, ainda houve tempo para um 'salto' até Drummoyne, outro subúrbio vizinho. Um cantinho mesmo junto à baía foi o palco escolhido. Dois dedos de conversa, sem pressas e com aquela paisagem, fizeram o resto.

O cenário escolhido depois de almoço

See you soon! 

2 comentários:

  1. Consegues sempre "prender-me" ao teu blog... A discrição dos pormenores mais interessantes, as tuas opiniões, as imagens... parece que atravesso o Mundo e passo 10 minutos na Austrália, na tua companhia...
    Prima, aí a arte dos desenhos artísticos nos cappuccinos está sempre presente não é?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja um cappuccino, um latte ou qualquer outra bebida do género, a arte do desenho tem (deve) ser exibida. Um bom barista gosta de impressionar. ;)

      Eliminar