quarta-feira, 23 de abril de 2014

Bondi to Coogee Walk

O cansaço da véspera ainda dava sinais mas lá fora o sol desafiava-me. Há muito que queria fazer o Bondi to Coogee Walk e como a minha estória com Bondi não tem sido fácil (só à terceira visita é que não apanhei chuva), não queria desperdiçar a oportunidade. Mais quilómetro, menos quilómetro não há-de fazer grande moça, pensei. Saltei da cama, arranjei a mochila e lá fui eu. Depois de uma Segunda-feira nas montanhas, a Terça-feira seria dedicada ao mar e à(s) praia(s).  
Apanhei o comboio para Bondi Junction e caminhei até Bondi Beach, o ponto de partida para o meu passeio à beira-mar. Estavam percorridos os primeiros quilómetros do dia, 3 para ser mais exacta. A praia estava, como seria de esperar, ocupada por famílias, miúdos de férias e surfistas. O sol, a temperatura agradável e a ausência de vento convidavam a um mergulho no Pacífico e garanto-vos que muitos pensaram como eu. Sentei-me por uns momentos na relva, respirei fundo e senti imediatamente o cheiro a maresia. Saudades do meu Atlântico lá tão longe...  

A praia de Bondi, à direita...

ao meio...

e à esquerda

Antes de começar andar, vamos às explicações. O Bondi to Coogee Walk é uma caminhada de 6 quilómetros que liga as praias de Bondi e Coogee. Pelo meio, passamos pelas praias de Tamarama, Bronte e Clovelly. Ao fim-de-semana, é a escolha de muitos sydneysiders para a corrida matinal ou o passeio em família. Os turistas também são uma presença constante e adoram parar em todo o lado para fotografar. Como fui à semana, evitei a confusão. 
A primeira etapa é Bondi - Tamarama. Começamos junto ao Bondi Icebergs, um clube muito popular na região, e logo ali somos obrigados a parar para contemplar a praia de Bondi. O mar está cheio de pontinhos que não conseguimos ver com nitidez mas sabemos que são surfistas a aproveitar as ondas da manhã. Seguimos viagem, subimos e descemos, sempre na companhia do mar. Paro aqui e ali para fotografar. É impossível não o fazer, por exemplo no Mackenzies Point, onde o vento nos diz que estamos bem altos. Ou na Mackenzies Bay que tem uma das mais pequenas praias do estado e que só se vê quando a maré está baixa. Naquele dia estava. 

Ao longe a praia de Bondi e  os surfistas no mar

Bondi Icebergs - o ponto de partida oficial

A caminho de Tamarama

Mackenzies Bay

Chegamos a Tamarama depressa e sem nos cansarmos muito. Os primeiros 1,2 quilómetros fizeram-se bem. A praia está praticamente vazia mas aqui e ali ainda vemos alguns resistentes e surfistas. Iniciamos a segunda etapa, a mais curta de todas. Apenas 700 metros nos separam de Bronte Beach. 

Tamarama Beach, ao perto...
e ao longe

Bronte Beach é mesmo ali ao lado

Mais do mesmo. Surfistas no mar, pequenos e graúdos na areia, donos e cães no passeio. Todos procuram desfrutar da melhor maneira o belo dia de Outono. Eu dou início à terceira etapa: Bronte  - Clovelly, a maior com os seus 2,2 quilómetros.

Praia e parque lado a lado

Há quem prefira os banhos de sol na relva

Uns mergulhos na rock pool de Bronte

Deixamos a praia para trás, subimos até à estrada principal e estamos na Calva Reserve, onde podemos ver Bondi e Coogee (bem) ao longe. Pela frente espera-nos um passadiço com 500 metros de comprimento, sobre uma falésia, que nos irá levar ao Cemitério de Waverly. Só o som do mar quebra o silêncio que se 'ouve' ao longo do percurso.

O Cemitério de Waverly faz parte do percurso

A altura impõe respeito

Bondi, Tamaram e Bronte já ficaram para trás

Damos a curva e Clovelly está mesmo ali. Mais uma etapa concluída com sucesso. Uma praia pequena, muito procurada no Verão mas pouco frequentada quando por lá passei. Fica protegida e facilmente passa despercebida. Um segredo bem guardado. Sigo em frente e entro finalmente na última etapa: Clovelly - Coogee (1,8 quilómetros). Confesso que foi a que mais custou por causa dos altos e baixos do trajecto. Mas valeu a pena porque as paisagens compensaram o esforço. Cheguei a Coogee satisfeita.

Clovelly Beach

A piscina, presença habitual nas praias

Coogee ao longe

Gordon's Bay

Coogee Beach


Desço até à praia sem pressas, com o sentimento de dever cumprido. Sento-me num banco, descanso e contemplo o mar. Feito.

See you soon!

1 comentário:

  1. Prima, nem um dedinho molhas-te para saberes como estava a temperatura da água?! Eu, nem que me gelassem os ossos tinha que me molhar nas águas do Pacífico, com esse Paraíso como cenário...

    ResponderEliminar