terça-feira, 15 de abril de 2014

De volta à praia: Kurnell e Cronulla

Depois de uma Segunda-feira cinzenta, a prometer chuva que não apareceu, Terça-feira chegou com sol. Já me convenci de que o tempo não é para ser levado a sério por estas latitudes. É na base de uma hora de cada vez e mesmo assim as certezas são poucas. Guarda-chuva na mochila e casaco vestido porque as temperaturas outonais vieram para ficar, estamos prontas para sair. Destino: Sutherland Shire, mais concretamente as penínsulas de Kurnell e Cronulla.
A 22 quilómetros do centro financeiro de Sydney,  Kurnell é apontada como o berço da Austrália moderna. O calendário marcava 29 de Abril de 1770 quando o Capitão James Cook desembarcou do HMS Endeavour e pisou pela primeira vez solo australiano, garantindo assim a presença nos livros de História. O local preciso (dizem eles) onde Cook desceu fica na Silver Beach, no Kamay Botany Bay National Park e é assinalado por uma pequena placa. Por oposição, a homenagem ao homem que reclamou a Austrália para a coroa britânica não passa despercebida: 'The Captain Cook Memorial Obelisk'.

Silver Beach - Kamay Botany Bay

O obelisco data de 1870

A singela placa evocativa do feito

O vento e as nuvens que apareceram de repente, fizeram-nos voltar atrás na intenção de explorar um pouco mais do parque e seguir viagem antes que a chuva resolvesse aparecer. Próxima paragem: a península de Cronulla. Famosa pelas suas praias, esta zona tem a maior extensão de areal de Sydney e a única praia com acesso directo por comboio. Como consequência, no Verão, os sydneysiders e os turistas 'invadem' a área.

De um lado a praia vazia

Do outro alguns resistentes aproveitam para passear

Como acontece em muitas zonas balneares, por aqui a paisagem arquitectónica também pode ser algo confusa. Vemos ruas com algum equilíbrio entre prédios de 3 andares e moradias mas uns metros mais a baixo os edifícios são muito mais altos e recentes. O comércio é a principal actividade económica, os hotéis, as lojas, os restaurantes, os bares e os cafés estão por todo o lado. E foi precisamente enquanto passeava pela Cronulla Plaza, na Cronulla St., que encontrei a Cronulla Surf Gallery (são pouco imaginativos no que toca a nomes). Não pensem que se trata de uma galeria tradicional, porque não é. Duas paredes com 30 metros cada exibem fotos, datas, detalhes e estórias de eventos e personalidades que contribuíram para a história do surf em Cronulla. O longo corredor, é disso que se trata na prática, serve de entrada para a Cronulla Central.

Pormenor de uma das paredes

Cronulla Surf Gallery
 
O passeio continuou junto ao mar,  onde descobri que as praias de Cronulla fazem parte da National Surfing Reserves. À medida que ia percorrendo a Esplanade Walk e me aproximava da Cronulla Beach, reparei no número de surfistas dentro de fora de água. O mar estava apelativo para os amantes da modalidade, pelo que pequenos e graúdos não deixaram passar a oportunidade. Mesmo ali ao lado alguns corajosos davam um mergulho nas rock pools, piscinas no meio da rochas. Os menos aventureiros aproveitavam o parque para passar o dia. 

Esplanade Walk sempre à beira-mar

The rock pools

Cronulla beach e os seus surfistas

Mesmo ao lado da praia, o parque

A manhã ia longa, estava na altura de recuperar as energias, dito por outras palavras, era hora de almoço. Ham - Harry and Mario foi o local eleito e não nos desiludiu.

Cappuccino tradicional

Sanduíche: queijo de cabra, pinhões, chutney de tomate, abóbora e curgete assadas

Frittata de ricota e legumes com salada

Cappuccino versão take away

O céu estava cada vez mais escuro e a chuva ia mesmo fazer das suas. Não valia a pena abusar da sorte.Tínhamos conseguido passear sem nos molharmos, por isso era melhor regressar a casa antes que ela nos apanhasse... E não é que apanhou mesmo quando estávamos quase a chegar!

See you soon!

1 comentário:

  1. Mais uma viagem pelo tempo e pela história com memórias do Capitão James Cook... Silver Beach...Tu estives-te lá também a fazer a tua história ;-)
    Essas praias no Verão... para mim...uuuuiiii que maravilha...
    Aquele pão de sementes que prende a tua sanduíche tem otimo aspecto...fiquei a "salivar"...
    Beijo

    ResponderEliminar