sexta-feira, 4 de abril de 2014

O que não tem remédio, remediado está!

O dia acordou cinzentão e carrancudo. Uma rápida consulta às previsões meteorológicas no jornal, confirmou as suspeitas: chuva para todo o país. Saio ou não saio? Arrisco ou jogo pelo seguro? Os planos para hoje eram ambiciosos... Dois mercados, de manhã o The Rocks Food Market e ao final da tarde o mercado nocturno da Chinatown. Dois monumentos, a Government House, no Jardim Botânico e o ANZAC Memorial, no Hyde Park. Hum... Vamos lá!
Cheguei ao primeiro ponto do percurso sem uma gota de chuva só que, surpresa das surpresas, não havia mercado. Tinha sido cancelado não por causa da ameaça dos céus mas por causa da realização de um jantar naquela zona, esta noite. Os preparativos já estavam em marcha, com a montagem das tendas e das mesas. E agora? Estava ali e estava, resolvi aproveitar para passear e tirar mais algumas fotografias. Revi as ruas onde no Domingo andei, agora sem as tendas e a agitação típica de um mercado. Aproveitei a calma que se fazia sentir para explorar cantos e recantos, hoje quase desertos. Regressei à Ópera de Sydney mas não se enganem, essa está sempre cheia de turistas faça chuva ou sol.

No Domingo a rua estava cheia de tendas

A rua só para mim

Hickson Road Reserve

The Rocks

O movimento habitual junto à Ópera de Sydney

Fui orientando o meu passeio no sentido da segunda paragem, por isso foi sem pressas que cheguei à Government House, a residência oficial do Governador do Estado de Nova Gales do Sul. Só recentemente é que o edifício começou a abrir ao público para visitas guiadas (Sexta-feira e fins-de-semana). A entrada é gratuita mas o acesso é restrito a algumas salas e as fotos não são autorizadas. A actual governadora não vive nas instalações mas é lá que tem o gabinete e recebe as visitas oficiais.

Government House

Deixo o Jardim Botânico e rumo ao Hyde Park. As ruas, os edifícios já me são familiares e talvez por isso reparo em alguns pormenores pela primeira vez. É sempre assim. Podemos passar dias, anos pelo mesmo sítio e descobrir sempre coisas novas.

É preciso estar atenta aos detalhes

Atravesso o Hyde Park de uma ponta à outra, porque é bem lá ao fundo que se encontra o ANZAC Memorial. A imponência do edifício não passa despercebida e, de alguma forma, até faz sentido toda aquela 'força visual'. ANZAC - Australia and New Zealand Army Crops -  é abreviatura pela qual são conhecidas as Forças Armadas da Austrália e da Nova Zelândia em tempos de guerra. Descobri, no museu no rés-do-chão, que aquando da I GGM os soldados australianos e neozelandeses foram chamados pela Grã Bretanha para combater ao lado dos aliados. No dia 25 de Abril de 1915, desembarcaram na Península de Gallipoli, na Turquia, mas a 9 milhas do ponto previsto. Um erro que pagaram caro, com a morte de 10 mil ANZACs e mais de 33 mil britânicos, ao fim de 8 meses de combate. A homenagem à coragem e bravura dos ANZACs é feita todos os anos, precisamente no dia 25 de Abril - o ANZAC Day - nos dois países. 

ANZAC Memorial

Myself

Os primeiros pingos caíram quando saí do museu. A minha sorte estava a mudar e o regresso à Chinatown ameaçado. Ignorei os sinais do São Pedro e mantive o meu trajecto. Estava tão perto que tinha de arriscar. Fui eu a passar o arco da Dixon Street e o dilúvio a cair. Já havia bancas de comida prontas para receber quem passasse. Aqui e ali a mercadoria começava a aparecer, porque afinal qualquer mercado chinês que se preze tem os seus artigos 'made in China'. Não eram muitas as tendas montadas ao longo da Dixon Street, pelo que fiquei com a ideia de que o mercado é pequeno.

Os guarda-chuvas sempre foram precisos

Restaurantes e bancas lado a lado

Aqui a protecção é menor para quem vende e quem compra

Produtos 'made in China'

Não havia condições para continuar

Aproveitei pequenas abertas para ir mudando de sítio mas o tempo não estava para brincadeiras e tive de dar por encerrada a jornada. Infelizmente, acabei por não ver o mercado em pleno funcionamento. Quem sabe se não volto... Dizem que à terceira é de vez.

See you soon!

1 comentário:

  1. Pois até dá inveja...por cá o guarda-chuva tem sido indispensável desde há muitos meses...E tu parece que já tens um tom de pele mais moreno do que eu...
    Fantásticas as fotos The Rocks e da Opera de Sidney... e como não podia faltar, mais um pouco de história pelo percurso... Obrigada pela partilha**

    ResponderEliminar