segunda-feira, 14 de abril de 2014

Rozelle

Domingo amanheceu solarengo e nem sinal da chuva. Primeiro pensamento do dia: os senhores da meteorologia enganaram-se! Perfeito para dar um salto a Rozelle e conhecer um dos mercados preferidos dos coleccionadores e amantes de antiguidades e artigos em segunda mão. A minha alegria foi sol de pouca dura (literalmente). Preparava-me para sair quando começou a chover... Já tinha visto este filme no dia anterior! A lógica mandava-me ficar em casa e adiar o passeio mas a casmurrice venceu e lá fui eu com o guarda-chuva na mochila.
Cheguei aos Rozelle Markets  sem a companhia indesejada da véspera. Como tantos outros mercados, este também se realiza no átrio da escola pública do bairro. Todos os fins-de-semana, cerca de cem tendas podem ser visitadas mas a chuva afastou alguns vendedores e por isso não encontrei a habitual oferta. Ainda assim, havia roupa, discos, bijutaria, serviços de chá, brinquedos, malas antigas e muito mais. Ao contrário dos vendedores, os visitantes não se deixaram intimidar e havia alguma gente a passear, a dar uma olhadela. Claro que sua excelência, não se fez rogada e voltou a cair dos céus. Começou de mansinho, como quem não quer nada, e foi aumentando.

O mercado decorre no átrio da escola pública de Rozelle

Bijutaria e roupa

Passeio matinal para pais e filhos

Muita roupa em segunda mão

A escola pública de Rozelle em pano de fundo

Malas e sapatos

O 'pequenote' ficou a tomar conta da banca

Artigos para a casa

O cinzento escuro do céu não auspiciava grandes melhorias, por isso se queria continuar a passear a única solução era manter-me na rua principal. É que por aqui, quase todos os prédios tradicionais têm uma cobertura sobre o passeio. Não era o ideal mas sempre dava para andar sem me molhar e sobretudo sem ter de abrir o guarda-chuva. Darling Street é a típica rua australiana: edifícios antigos com dois andares, comércio e cafés no rés-do-chão, galerias de arte.

Os tradicionais edifícios 'divididos' em dois

Uma galeria de arte

Muitos dos prédios em Rozelle são património e não podem ser alterados

Foi precisamente em Darling Street que descobri uma loja que me chamou a atenção - Herbie's Spices. Afastada da agitação junto ao mercado, uma casinha em tons de vermelho, exibia um quadro de ardósia com um apelativo título: 'easter inspiration'. Curiosa, espreitei e vi que estavam pessoas lá dentro, abri a porta e entrei no mundo das especiarias. As paredes estavam cheias de prateleiras que por sua vez estavam repletas de saquetas e ainda havia um armário com frascos. Alguns nomes eram-me totalmente desconhecidos: kokam, sumagre, macis, limão negro... Só de chilli podíamos escolher entre 21 opções. Depois de uns bons minutos a ler as etiquetas, descobri algumas especiarias nativas: strawberry gum, akudjura (bush tomato), pepperberry,... A funcionária que já andou por Sintra, Lisboa e Algarve, era bastante atenciosa e tentava responder às perguntas, esclarecer as dúvidas e até aconselhar os turistas e clientes habituais que entravam e saíam. Como é claro, não vim de mãos a abanar...

O slogan diz tudo


Sugestões para a Páscoa

Especiarias e mais especiarias

Cá fora o tempo não dava sinais de que fosse melhorar. Regressei ao ponto de partida e procurei conforto num latte antes de voltar para casa. A aventura fora de portas tinha chegado ao fim.

Me and my latte

A tarde Domingo foi passada em casa. Lá fora, a chuva parou e o sol até apareceu por umas horas... Não vale a pena tentar compreender!

See you soon!

2 comentários:

  1. Prima, se não podes com ela (a chuva), junta-te a ela!! Não desistas de sair e explorar por causa de uns pingos! Guarda chuva e roupa confortável e toca a andar ;-) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. "There`s nothing regular about our coffee"... Curioso...

    ResponderEliminar