sábado, 15 de março de 2014

À descoberta da vizinhança

Sydney não é só o centro da cidade, com os seus museus, monumentos e parques. Os bairros nos arredores estão cheios de vida e sítios interessantes para descobrir. Decidida a conhecê-los, saí de casa para uma visita às redondezas.
O meu ponto de partida foi a King Street em Newtown, um dos subúrbios vizinhos. É a principal rua e o movimento é  intenso por causa dos muitos cafés, restaurantes, pubs, galerias e lojas que escolheram aquela zona para se estabelecerem. Mas o que me chamou mais atenção foi o elevado número de edifícios antigos que encontrei enquanto caminhava. Alguns foram recuperados, outros não (infelizmente) mas em comum tinham a beleza e o facto de nos fazerem viajar no tempo. 

Trocadero - no século XIX era um 'dance hall'

Em 1889 era a morada de uma loja

O antigo Oxford Hotel

Com a ajuda da minha cábula (entenda-se mapa) lá fui andando, sempre atenta para não deixar passar nada ao lado. E foi assim que encontrei o meu almoço: The Pie Tin. Ainda era cedo mas quando vi as 'pies' soube de imediato que tinha de provar uma. Escolhi a que tinha menos pimenta, ou seja, a de macarrão, 3 queijos e espinafres. A garantia de que era só um pouquinho 'spicy' foi-me dada pela própria proprietária que, quando me ouviu questionar a funcionária, foi falar com o chef para me poder aconselhar. Com a encomenda na mochila, segui viagem já a pensar que tinha de voltar para provar as 'pies' doces.

The Pie Tin também fica num edifício histórico

Havia muito por onde escolher
Motivos mais do que suficientes para eu regressar

O passeio continuou por King Street e a descoberta de mais pontos de interesse também. Fosse por causa da arquitectura, da arte urbana, de uma loja ou de um pequeno pormenor, a máquina fotográfica não teve descanso.

A causa do povo aborígene

Mais uma marca do passado

Será que é mesmo?

Só me lembrei de fotografar depois das primeiras dentadas

Depois de uma pausa para almoço, com direito a passagem pela Black Star Pastry (outro sítio onde tenho de voltar com mais apetite) para um 'cold coffe', avancei para a Enmore Road, onde se encontra o Enmore Theatre. Inaugurado em 1908, é a sala de espectáculos musicais há mais tempo em funcionamento no estado de Nova Gales do Sul. 
Vamos lá tirar mais umas fotos.

Uma loja 'diferente'

A arte na rua é muito comum

Enmore Theatre

Nova descoberta, desta vez por acaso, para provar e saborear - Cown & the Moon Artisan Gelato. Não fosse eu uma fã incondicional de gelados e a escolha dos sabores teria sido mais rápida e fácil. A sorte foi que quando entrei não havia ninguém mas depois de me sentar até fila se formou. Ah! Escolhi ruibarbo e cherymania... Cinco estrelas! Soube depois que a gelataria ganhou 8 medalhas de ouro nos Sydney Royal Awards 2014. Nada mau!

O segredo esconde-se no Gelato Lab

A minha escolha

O dia convidava a passear por isso resolvi ir andando enquanto os pés não acusassem o cansaço. Passei da Enmore Road para a Victoria Street, continuei até ao cruzamento com a Marrickville Road, por onde segui até encontrar a Ilawarra Road. Aí tive de perguntar a quem passava se ia para a direita ou a esquerda. O meu instinto dizia que para casa era para o lado esquerdo e estava certa. Uns kms e umas fotos depois, cheguei ao parque onde faço a caminhada matinal. Dali para a frente eu já conhecia... Liguei para me virem buscar. 

See you soon!

1 comentário:

  1. A combinação entre o histórico, o moderno, o urbano, o alternativo... Prima, a exploradora de espaços, sabores, aromas... Sempre com boas intuições e sentido de orientação...

    ResponderEliminar