domingo, 16 de março de 2014

Hoje para mim, amanhã para vocês

Os dados recolhidos na internet, informam-me que estou a 18.106 km de casa (mais km, menos km)! A distância é grande e traduz-se numa diferença horária de (+) 10h, nesta altura do campeonato são 11h por causa do horário de Verão australiano. Na prática, quando eu acordo vocês estão a preparar-se para jantar, quando eu vou para a cama vocês estão a aproximar-se da hora do almoço. Na teoria parece fácil de interiorizar mas na prática não é bem assim.
A primeira semana foi complicada por causa do famoso jet lag. Às 21h ia dormir, às 7h abria a pestana e saltava da cama. Durante o dia se parava era o meu fim. Adormecer assim que me sentava no sofá, depois do almoço ou do jantar, era um clássico. Não conseguia ver televisão nem ler o jornal porque fechava logo o olho. Era uma experiência nova para mim. Confesso que me chateava andar sem energia e cansada, sabendo que estava ali ao lado um mundo novo à minha espera. Até que ao sexto ou sétimo dia o relógio biológico lá se acertou. Entrei no ritmo, recuperei a energia e estava pronta para a aventura.


Mas isto do tempo tem que se lhe diga. Não é assim tão simples como pode parecer, sobretudo quando o meu hoje é o vosso amanhã e o meu ontem é o vosso hoje. Confusos? Agora imaginem as minhas conversas ao telefone com a família. Às vezes parece uma conversa de surdos. 
'O que fizeste hoje?'
'Ainda vou fazer porque aqui é de manhã.'
'Onde vais esta tarde?'
'Amanhã queres tu dizer, porque agora aqui são 23h e vou para a cama.'
'Ouvi nas notícias que houve um tempestade hoje em Sydney.'
'Sim, mas foi ontem porque aqui já é amanhã para vocês.'


A situação pode ser ainda mais esquisita quando o assunto é uma data de aniversário. A minha mãe fez anos em Fevereiro. Liguei na manhã australiana do dia de anos mas ela ainda estava na véspera do aniversário. Não dei os parabéns e voltei a ligar à noite, quando para ela era manhã de aniversário. Não fica por aqui. Quando telefonei na manhã do dia seguinte, voltei a dar os parabéns porque ela ainda estava a gozar as últimas horas do aniversário.


O mais caricato de tudo é, no entanto,  quando escrevo um post com a data do meu hoje e vocês ainda o lêem na véspera do vosso amanhã. Duas amigas chamaram-me a atenção para isso. Gostaram de ler um post escrito no futuro próximo.
Será que alguém vai ler isto quando o meu hoje for o vosso amanhã? Fico à espera...

See you soon!

1 comentário:

  1. Por acaso, atrasei-me a ler o teu post... mas nem sempre é assim... Ás vezes mostras o futuro...
    Hoje, dia 17/03/2014, é o meu final da tarde. Estarás tu a dormir, e daqui a pouco, inicias um novo dia cheio de surpresas e coisas boas... Enquanto eu vou estar a dormir, tu já estás a viver o dia seguinte....É sem dúvida caricato e ao mesmo tempo, delicias-me com as tuas aventuras do dia que para mim ainda não nasceu..

    ResponderEliminar