domingo, 9 de março de 2014

Próximo destino: museu(s)

Não me enganei no título. Plural porque saí de casa com duas visitas em agenda e cumpri. A manhã seria dedicada ao  Powerhouse Museum Science + Design e depois de almoço era a vez do Australian National Maritime Museum. Dito e feito!
Apanhei o comboio para a (estação) Central, segui a pé pela George Street, virei na primeira à direita e entrei na Harris Street. Em 10 minutos cheguei ao n.º 500 e ao meu destino. Com o bilhete numa mão e a máquina fotográfica na outra, estou pronta para explorar. Problema: por onde começar? O mapa que me deram informa que o museu tem 5 andares e muita coisa para ver. Sinceramente, não me espanta nada. Quem tem um enorme comboio logo ali no hall é porque tem muito mais para mostrar.

A primeira locomotiva a vapor

Um dos voluntários do museu vendo a minha cara de 'e agora?' veio em meu socorro e mostrou-se logo disponível para me ajudar. Chamou um colega que, percebi depois, fazia visitas guiadas e explicou-lhe a situação. Como ele tinha 20 minutos livres antes da próxima marcação, ofereceu-se para fazer uma mini visita. Digam lá se não tive sorte? Contou-me pequenas histórias, chamou-me a atenção para detalhes e revelou curiosidades que não estão escritas nos roteiros. Foi assim que eu soube que 'aquele' relógio foi feito por um jovem australiano (25 anos), em 1887, apenas com base numa fotografia porque o original está em Estrasburgo, na França. 

A 'cópia' ainda funciona na perfeição

E sabiam que o painel com a informação dos horários dos comboios é o mesmo que estava na estação Central? Ou que o edifício era uma antiga central de produção de energia com base na combustão de carvão?

O painel original que estava na Central
 
Os 20 minutos voaram e depois aventurei-me. Subi e desci escadas rolantes várias vezes. Espreitei aqui, brinquei ali, experimentei acolá e aprendi. Não era a única. O museu estava cheio de miúdos em visita de estudo. Da revolução industrial, à produção do chocolate, passando pelo solo de Marte, tudo isto e muito mais podia ser explorado.

Voluntários explicavam às crianças algumas experiências

Saí satisfeita e com o mapa na mão lá segui viagem até ao próximo museu. Atravessei Darling Harbour, onde os parques, os restaurantes e os cafés estavam cheios de gente. Era hora de almoçar. Procurei uma sombra, sentei-me e abri a mochila.
 
Uns aproveitam à hora de almoço para jogar ténis de mesa


Outros põem a leitura em dia

E há aqueles que almoçam

Era a primeira quinta-feira do mês, por isso a entrada nas galerias do Australian National Maritime Museum foi gratuita. Parece-me um bom exemplo a seguir... Uma vez mais as crianças foram as minhas principais companheiras ao longo da visita. 

O Australian National Maritime Museum tinha uma exposição sobre a propaganda na II GGM

Antes de entrar, dei uma vista de olhos cá fora. É que o museu também tem uma exposição permanente no exterior, onde podemos visitar barcos de guerra, um submarino, réplicas de barcos históricos e até um farol. É possível entrar em todos mas é um bilhete à parte. 


O navio de guerra HMAS Vampire e o submarino HMAS Onslow

Barcos com história
O farol e o veleiro com 3 mastros James Craig restaurado

Nas galerias são várias as exposições permanentes que podem ser visitadas. A marinha australiana, os navegadores, os passageiros, os aborígenes e até a relação dos 'aussies' com a água (diversão, desporto e aventura) são os principais temas.

Em primeiro plano a luz de um farol da Tasmânia

O espaço é todo aproveitado, até as paredes

Perspectiva da sala inferior

 Timor Leste também está presente.


As crianças do crocodilo

A visão australiana da relação entre os dois países

Para terminar, vi uma exposição temporária sobre os cartazes americanos da propaganda na II GGM, patente na galeria dedicada aos EUA.
No regresso à estação, aproveitei para passear e conhecer mais um pouco. Já sei onde fica a entrada para a Chinatown, 'tropecei' no Paddy's Market e  descobri mais exemplos de arte na ruas.

A visita à Chinatown já tem data!
 
É preciso andar sempre atenta!

See you soon!

1 comentário:

  1. Olá Prima! Parece que 3 meses vais andar sempre ocupadíssima, parece existir tanto para conhecer e explorar...
    Achei interessante aproveitarem a hora de almoço para jogar ténis de mesa... É um país com outra qualidade de vida...
    Beijo*

    ResponderEliminar