quarta-feira, 26 de março de 2014

Vamos até ao Norte de Sydney

Depois de uma Segunda-feira cinzenta e chuvosa, nada como um novo amanhecer solarengo e quentinho para nos tirar de casa. Destino: Mosman e as famosas 'northern beaches'. A primeira é famosa pelo elevado custo de vida, as segundas pelas boas condições para a prática de surf.
Atravessámos a Harbour Bridge e lá seguimos viagem para Mosman, um pequeno subúrbio na baía de Sydney. À medida que descemos a encosta, vemos as pequenas enseadas todas encaixadinhas, cada uma com a sua praia, a sua mini marina e ao largo os veleiros. Para trás deixamos uma imensa mancha verde. Árvores centenárias pintam a paisagem, aqui e ali casas enormes que têm, obrigatoriamente, uma vista espectacular. 
A primeira paragem é Balmoral, uma pequena localidade conhecida pela sua praia que na prática está dividida em duas: Balmoral Beach e Edwards Beach. Outrora habitada pelo povo aborígene, ainda é possível encontrar vestígios desses tempos.

Balmoral Beach

Marcas da presença aborígene

Edwards Beach

Toda a zona consta da lista de património nacional australiano (edifícios e lugares) a preservar - 'Balmoral Beach Conservation Area'. Construídos durante os anos 20, a 'Rotunda', a ponte para a 'Rocky Point Island' e o 'Bathers' Pavilion' fizeram parte de um  projecto de 'embelezamento' de Balmoral, levado a cabo pelo município.Com a chegada do comboio, o número de veraneantes aumentou e era necessário dar uns retoques. 

'The Rotunda'

A ponte para a pequena 'Rocky Point Island'

'Bathers' Pavilion', onde os banhistas tinham os seus cacifos e trocavam de roupa

Mesmo ao lado da 'Rotunda' encontrei uma estátua que homenageia um habitante muito especial de Balmoral, o cão Billy. Entre 1959 e 1978, o Billy acompanhou diariamente o seu dono, funcionário da autarquia local responsável pela limpeza das ruas. A história da amizade entre os dois tornou-se conhecida na comunidade e depois da morte do animal, veio o reconhecimento.

Billy

No regresso ao centro de Mosman, reparei que também aqui as ruas nos levam de volta ao passado através da arquitectura. Ao longo da Military Road (principal rua de comércio), os edifícios não têm mais de dois ou três andares, com lojas, cafés e restaurantes a ocuparem o rés-do-chão. Mais uma vez, houve todo um plano de restauração e conservação para manter viva a memória de outros tempos.
 
Preservar o passado


Dois andares e não mais

O rés-do-chão é dedicado ao comércio

'The Strand'

Enquanto passeávamos, encontrámos um sítio que nos pareceu perfeito para o nosso 'lunch' -  Bloom. Ambiente porreiro, ementa interessante. Entrámos...

A explicação

Eramos a mesa 5

O conforto acima de tudo

Água à disposição

As escolhas também não nos desiludiram. Para mim, um sumo de laranja e cenoura e um wrap com frango, abacate, tomate seco, alface e tzatziki. Para a minha companhia, uma tarte de ricota, salva e batata doce com salada e molho de abacate. Era tudo cozinhado por eles e estava óptimo.


O prato da minha companhia

My lunch

Depois do 'belo' repasto, a paragem seguinte foi na Mosman  Art Gallery. Criada pelo município, fica numa antiga igreja. O que por si só já é motivo de interesse. Recebe exposições, eventos culturais, palestras e organiza programas educativos para as escolas. Da pintura à escultura, passando pela fotografia e pelos crafts, a arte australiana, principalmente os artistas locais, está em destaque. Estavam a ser montadas novas exposições, pelo que não foi possível ver muita coisa.


Mosman Art Gallery

Obras doadas à galeria

A entrada para a sala de eventos

Deixámos Mosman e fomos ao encontro das 'northern beaches'. Estamos a falar de uma área que engloba três municípios e muitos quilómetros de areal. Manly foi logo descartada porque eu já conhecia. Optámos por ir a Palm Beach e Avalon, ambas em Pittwater. A primeira encontra-se a 41km do centro de Sydney e fica numa península. Fomos até ao extremo sul, ao Kiddies Corner. E o nome não engana, porque eles lá estavam na água a apanhar ondas. A escola de surf de Manly orienta as aulas.

A areia tem um tom avermelhado, o céu cinza (a chuva tinha aparecido)

Os mais pequenos em plena aula de surf

No regresso, passámos em Avalon e espreitámos a praia. Desta vez, eram os mais velhos que andavam na água, sob o olhar atento de alguns curiosos.

Enquanto uns observam

Outros passam à prática

O dia ia longo. Era o ponto final na nossa  jornada.

See you soon!

2 comentários:

  1. Essas fotos iam ficar maravilhosas com o sol a brilhar...Tens que voltar com sol e calor, talvez até te inspirasse a aprender surf...
    A comida por aí é que é sempre diversificada, sempre com atenção à apresentação/ empratamento e com um aspecto saudável e delicioso...

    ResponderEliminar
  2. Vais até ao outro lado do mundo para comer tsatsiki????????

    ResponderEliminar