sexta-feira, 21 de março de 2014

Sydney Fish Market

Não há duas sem três, por isso hoje regressei pela terceira vez ao Sydney Fish Market, que abastece os restaurantes da cidade. Depois da visita inaugural para conhecer o espaço e de uma curta passagem para comprar peixe, voltei e provei finalmente as delícias que por lá se cozinham. 
No edifício central encontramos peixarias que são autênticas mini lotas e restaurantes em simultâneo, uma padaria, uma escola de cozinha, um supermercado, uma loja de vinho, uma florista, uma loja de produtos gourmets e restaurantes de marisco, sushi e peixe. No exterior ficam as outras peixarias que, em alguns casos, são proprietárias dos restaurantes na área principal.

Sydney Fish Market
As 'peixarias' no exterior

Ponto de visita obrigatório para os turistas asiáticos, era a confusão total quando chegámos por volta das 13h. As mesas estavam cheias de gente, os restaurantes não tinham mãos a medir e ainda havia aqueles que queriam fotografar tudo. Os australianos conheciam os cantos à casa e iam directos onde queriam comprar peixe ou almoçar. Não 'comiam com os olhos' como a malta de olhos em bico que parecia nunca ter provado peixe ou marisco na vida.

Não havia uma mesa livre no exterior

Nem no interior
O 'bar' das ostras era muito concorrido

Algumas pessoas aproveitavam para comprar lagosta

Outras iam ao bar do sashimi

A oferta era muita e variada. Sushi, espetadas, sashimi, marisco, calamares, peixe, vieiras, fish and chips... Ao natural, frito, grelhado, tempura, gratinado ou ainda cozinhado numa espécie de caldeirada, era só escolher. 

Salmão, abalone, perca
Lagosta, camarão e ostras
Ostras para todos os gostos

Sashimi e nigiris
Saladas de algas
Enguia fumadas

Depois de ver aqui e ali, acabei por decidir experimentar um aburi de vieira com queijo ralado e sushi de caranguejo aranha, no Peter's Fish Market. Vamos às explicações... Aburi é uma técnica de sushi em que o peixe do nigiri (arroz por baixo e peixe por cima) está metade cru e metade cozinhado. Neste caso, com a ajuda de um maçarico, a vieira estava meia crua, meia braseada e o queijo derretido. Sushi: nota 10. Aburi: nota 8.

Aburi de vieira e queijo

Sushi de caranguejo aranha

Aproveitámos a oportunidade e comprámos algum peixe fresquinho para trazer. Inteiro, à posta ou em filete, havia para todos os gostos. Também não faltava marisco, polvo, lulas, ameijoas, caranguejos e muito mais. Nós fomos ao sítio do costume, Claudio's Quality Seafoods.

Onde habitualmente compramos o peixe

Sardinha

Bacalhau-do-rio australiano

Bacalhau azul da Nova Zelândia

Camarão
Caranguejos vivos

Em nota de rodapé, deixo-vos a descoberta que fiz da segunda vez que cá estive...
 
Sardinha congelada


Made in Portugal

A cerca de 5 euros e 20 cêntimos o kg


See you soon!
 

1 comentário:

  1. Eu iria a esse mercado todos os dias... é o verdadeiro paraíso para que adora peixe, marisco e sushi como eu... os preços é que parecem um pouco elevados...Ai ai ai, a imagem das sardinhas frescas outra vez... aqui ainda demora para as ter. Agora só há congeladas e não é a mesma coisa. O preço delas é acessível por aí. Mais baratas do que por cá no dia de São João. Já provas-te? Comprovas a qualidade? E o bacalhau australiano? Aspecto bem diferente do que conhecemos... Como será o sabor?
    Beijinho Prima*

    ResponderEliminar