quinta-feira, 13 de março de 2014

EQ Village Markets

Ora cá estou eu de volta ao tema mercados. Desta vez a escolha recaiu no Entertainment Quarter Village Markets que se realiza todas as Quartas-feiras e Sábados, entre as 10h e as 15h30. O nome vem precisamente da área onde decorre, o Entertainment Quarter - EQ. Trata-se de um campus direccionado para a criatividade e para o lazer que reúne recintos de espectáculos, a Escola Australiana de Cinema, Televisão e Rádio, cinemas, restaurantes, lojas e onde também é possível ver alguns edifícios históricos. No passado (1882-1998) o espaço foi o palco de uma grande feira anual promovida pela Real Sociedade Agrícola de NGS. Mesmo ao lado ficam os estúdios da Fox.

O mercado é todo coberto

Outra perspectiva

Voltando ao assunto central do post, achei o mercado muito bem organizado. Não há problemas com o tempo, faça chuva ou sol, porque existe uma cobertura. Quanto o vi ao longe, lembrei-me da agitação do mercado em Albergaria (com as devidas diferenças, claro). Percebemos de imediato que os clientes são locais e habituais, a relação próxima com os vendedores e a cumplicidade entre os próprios compradores é notória. Numa banca, perguntaram-me como tinha sabido do mercado porque não era frequente ver turistas. Avós, pais e filhos andavam por lá e via-se que era habitual aquela ida matinal ao mercado para fazer as compras da semana. 

Muitas mamãs andavam às compras com os pequenotes
A ida ao mercado em família

A variedade nas bancas era grande. Massa, azeite, pão, bolos, mel, fruta, legumes, enchidos, carne, patês, salsichas de salmão fumado, flores, ovos, sabonetes, velas, óleos naturais, café de Timor, bombons brasileiros, sumos natural e muito mais podia ser adquirido. Naturalmente que havia bancas de comida para quem queria almoçar e foi precisamente por aí que descobri a presença portuguesa. 


As flores eram muito concorridas

A banca do mel tinha uma colmeia transparente

Bagels

Tomates

Onde provei a salsicha de salmão fumado

O frango de churrasco não faltou

Confesso que não fiquei muito satisfeita com a oferta da 'nossa' banca. 'Portuguese style chilli & sauces' não é propriamente aquilo porque somos conhecidos. Temos boa comida e devemos saber vendê-la mantendo o toque tradicional. É verdade que é preciso saber adaptar os sabores aos gostos mas não devemos ceder tudo e perder a essência do sabor português. 

O menú da banca portuguesa
 
Para os mais pequenos havia um mini recinto com animais. O preço para entrar? Cinco dólares para fazer festas em bezerros. Acreditam?

Aprender ao vivo

See you soon!

PS: Primo F. deram-me o recado mas sou uma fã incondicional de mercados, por isso eles vão continuar a ser uma presença por aqui.

1 comentário:

  1. Quando mostras-te a tua visita a Petersham, tinha ficado desiludida com a oferta da cozinha portuguesa. Porquê só o frango de churrasco é a referencia da cozinha portuguesa? Não consigo compreender? Tanta diversidade a nível gastronómico, um povo que parece "aberto" à multiculturalidade.... Porque não divulgam a verdadeira gastronomia portuguesa?

    ResponderEliminar