sexta-feira, 7 de março de 2014

Não há tempo a perder!

Esta cidade não pára! Há sempre museus para visitar, mercados para explorar, festivais a acontecer, cafés para experimentar e muito mais para viver e sentir. Este contínuo pulsar cultural é uma das características que mais me atrai em Sydney. Por aqui ninguém fica em casa. As pessoa aderem aos eventos, sejam eles gratuitos e muitos são ou pagos. Pode parecer exagero meu mas de cada vez que vou ao centro regresso cheia de novidades e planos. 
Os festivias parecem cogumelos espalhados por aqui e ali. Música, arte, comida andam (quase) sempre de mãos dadas. Por estes dias, a maior dificuldade é mesmo escolher.
O mundo dos sabores é um dos que apresenta mais ofertas. Por aqui diz-me mesmo que está aberta a época dos festivais gastronómicos. Se não vejamos... O NSW Food and Wine Festival 2014 ainda decorre. Até 21 de Março, quem quiser pode almoçar ou jantar por um preço simpático (menús entre 30 e 40 dólares), num dos 30 restaurantes aderentes. Paralelamente acontece o March into Merivale Food & Wine Festival 2014, um evento promovido por um importante grupo do ramo da restauração e da hotelaria. Na prática, os estabelecimentos participantes (restaurantes de bares) apresentam menús com valores mais acessíveis (33 dólares). Estamos a falar de algumas das melhores cozinhas da cidade. Cerca de 60 eventos, entre workshops e jantares de degustação, também fazem parte do leque de ofertas disponíveis desde 12 de Fevereiro e que se prolongam até 11 de Abril. O tema deste ano é 'Nascido para cozinhar'. Dia 15 é a vez do Taste of Sydney abrir as portas. O conhecido festival pop up regressa ao Centennial Park para 4 dias de boa comida e disposição. Por 25 dólares, temos acesso a 16 dos mais conceituados restaurantes da cidade que marcam presença num evento que tem uma moeda própria - o crown (1 crown = 1 dólar). Só com este dinheiro é que se pode comprar um prato de assinatura, uma bebida ou um produtos dos expositores presentes.

A época dos festivais gastronómicos está ao rubro

Se há boa comida juntarmos música e animação, ainda melhor. É precisamente isso que o StreetFest Firts Fridays oferece na primeira sexta-feira de cada mês. Antes do fim-de-semana, o Belmore Park transforma-se num enorme palco ao ar livre, com música ao vivo, bares pop up, carrinhas de comida de rua, performances artísticas e muito mais. A entrada é livre, tal como no Autumn Vibes. Para celebrar a chegada do Outuno, o Jardim Botânico Real organiza no dia 9 de Março uma festa multicultural para toda a família. Concertos, visitas guiadas e actividades para os mais novos. A edição deste ano é dedicada à flora africana.
A arte vai estar em destaque nos próximos tempos. Março recebe o Art Month Sydney. São 30 dias de encontros, conferências, visitas, exposições, workshops espalhados por toda a cidade. Muitos dos eventos são grátis, nomeadamente as visitas guiadas por galerias e espaços artísticos. Quando me tentei inscrever, no final de Fevereiro, estavam todas esgotadas! Muito aguardada é a Bienal de Sydney. Aquela que será a 19.ª edição tem início marcado para 21 de Março e é aguardada com expectativas. 

Março vai ser um mês dedicado à arte

Em jeito de remate, porque o post já vai longo, fica a referência a mais dois festivais. Para quem gosta de cinema europeu, há duas opções: o Festival of German Films e o Alliance Française French Film Festival
 
O cinema alemão tem direito a festival


Por onde começar? Sugestões?
See you soon!

1 comentário:

  1. Realmente a oferta é tanta, não dá para ficar em casa! É difícil escolher, vai a todas, organiza a tua agenda e aproveita tudo! Penso que todos os eventos te agradam, escolhe ir a todos! Estou a ser um pouco oportunista ;-) pois quero uma "pitadadinha" de tudo no teu blogue ;-) ehehehe....
    Beijo Prima*

    ResponderEliminar