terça-feira, 18 de março de 2014

Da Irlanda a Portugal

O que fazer quando há dois eventos no mesmo dia e queremos ir a ambos? Simples! Vamos aos dois. Dito e feito! A manhã seria dedicada ao Sydney St. Patrick's Day, no Hyde Park, e a tarde ao Bairro Português - Petersham Food & Wine Fair.
O tempo prometia ajudar à festa. O sol quente e o céu bem azul convidavam a sair de casa e a aproveitar ao máximo o Domingo de Outono. O plano era ir de comboio até à estação de St. James, ver a parada, almoçar numa das barraquinhas da festa irlandesa e regressar para comer o belo do pastel de nata. 
Quando cheguei ao Hyde Park o movimento na rua e no parque deixava antever uma grande festa. As crianças brincavam nos insufláveis, algumas pessoas procuravam um bom sítio para ver o desfile e também havia quem já almoçasse. Ouviam-se os ensaios para os concertos da tarde. O cenário em tons de verde estava a compor-se.

Festa da família

Não faltou diversão para os mais pequenos

Taste Irland - o convite prometia

Em minutos, tudo mudou... Um pingo, dois pingos e o pessoal abrigou-se de baixo das árvores para ver o desfile que entretanto tinha começado. Aqui a euzinha não tinha casaco nem guarda-chuva mas lá fui tentando registar o momento. Ninguém parecia querer arredar pé.

Enquanto foram uns pingos não houve problema

Só que o São Pedro não quis ajudar... Chuviscos, chuva, dilúvio. Para melhorar o panorama, a trovoada deu um ar da sua graça. Estar molhada, de baixo de uma árvore e rodeada por muitas mais não é o ideal quando ouvimos trovões e vemos relâmpagos mesmo ao ali ao lado. Impunha-se uma retirada estratégica. Para onde? Bem, a barraca dos primeiros socorros foi o primeiro sítio que apareceu. Não fui a única porque quando entrei os quatro técnicos dividiam o espaço com outros 'refugiados'.

Em caso de acidente, estava no sítio certo

Quinze minutos depois, a chuva deu tréguas. A parada já tinha acabado e as pessoas voltavam a circular pelo parque, umas mais molhadas do que outras. Ninguém arredou pé e desenganem-se se pensam que quem estava em casa ficou por lá. Quando saí do 'abrigo', fiquei espantada com a quantidade de gente que estava no parque.

Não fui a única a vir desprotegida

Mas há sempre quem venha prevenido

O 'meu' abrigo

Era dia de festa e os irlandeses não iam deixar que 'uma chuvinha' a estragasse. É verdade que a relva estava molhada e havia lama junto às barracas da comida mas o sol voltou e ainda havia muita cerveja para beber. 

Pequenos e graúdos prontos para festejar
O espírito relaxado dos irlandeses

Verde para todos os gostos
O sol regressou a tempo dos concertos

Tudo parecia encaminhado para uma tarde de boa disposição mas para mim era altura de apanhar o comboio. O Bairro Português aguardava-me em Petersham. O evento é organizado anualmente pela autarquia de Marrickville e decorre em duas ruas, a Audley St. e a Fisher St., nesse dia encerradas ao trânsito. Ainda estava umas ruas atrás quando o cheiro da sardinha assada chegou. Era o típico arraial português. Mesas na rua, barraquinhas de comida e bebida, um palco e muito barulho. 
 
Não havia lugar

O churrasco, a cerveja e a sangria made in Portugal
 
Sardinha assada, feijoada, bolo do caco, pasteis de nata, arroz doce, rissóis, filhoses de abóbora, vinho... Havia de tudo um pouco e os 'turistas australianos' gostavam. Vi-os comerem sardinha com pão, experimentar a feijoada, elogiarem o vinho e 'atirarem-se' aos doces como se não houvesse amanhã. Ainda encontrei por lá umas 'especialidades nacionais' que desconheço. Portuguese chorizo roll. Polenta and olive chips. Alguém conhece?

O famoso bolo do caco da Madeira

A sardinha assada

O pastel de feijão também tem procura
O vinho português é apreciado
 
O palco estava montado mas a chuva da manhã assustou a entidade municipal, que resolveu transferir a actuação dos ranchos folclóricos para um pavilhão noutra área e trocar as voltas aos portugueses. Assim, a tarde foi de sol e comida mas sem música ao vivo. 
Antes do regresso a casa, ainda houve tempo para uma visita à Sweet Belem Cake Boutique.
 
Uma montra bem vistosa

Um pastel de nata um bocado claro demais para o meu gosto.
 
Para o ano há mais!

See you soon!

1 comentário:

  1. Ainda conseguis-te sentir o cheirinho de sardinha assada primeiro que eu... Nós ainda vamos ter que esperar uns meses para ter sardinha gordinha, da boa, assada, na broa, a pingar com azeite...
    Conheces-te mais portugueses nesse festival, ouvias a língua de Camões pelas ruas?

    ResponderEliminar