quinta-feira, 27 de março de 2014

O Templo Nan Tien

A chuva tinha regressado e o tom cinza pintava o céu. Ainda assim, os planos não se alteraram e seguimos viagem para o Templo Nan Tien. Situado a aproximadamente 80 quilómetros de Sydney, mesmo ao lado de Wollongong, é um dos maiores templos budistas de todo o hemisfério Sul.

A entrada no complexo

Nan Tien é um termo chinês que significa 'paraíso do Sul'. O templo integra a ordem budista Fokuangshan de Taiwan, fundada em 1967. Na prática trata-se de um grande complexo constituído por dois templos, um museu, um auditório, uma sala de conferências, um refeitório, salas de meditação, uma biblioteca, uma casa de chá, um albergue para peregrinos, um pagode e um pequeno jardim. Sempre na companhia da chuva, fui vendo e fotografando.

'Front Shrine' (Templo mais pequeno)

'Main Shrine' (Templo principal)


Perspectiva do topo da escadaria do templo principal

O complexo tem a forma de um rectângulo com os dois templos a ocuparem, cada um, um lado. Nas laterais ficam as restantes infraestruturas. É possível fazer todo o percurso à volta sem nos molharmos, porque os corredores e as escadas são cobertas. 
A entrada nos templos é permitida, mas nada de fotos, calçado ou roupa inadequada (entenda-se calções ou saias curtas, camisolas de alças e decotes). Lá dentro eram os tons dourados que imperavam.  No maior encontrei cinco Budas gigantes (confiança, longevidade, sabedoria, beleza interior e paz) ao centro, na frente deles um altar para as oferendas e de ambos os lados bancos para as pessoas se sentarem. Se pensarmos bem segue a lógica das 'nossas' igrejas. Já no templo mais pequeno, encontrei Guan Yin, símbolo da grande compaixão. 

 Para quem quiser queimar incenso

É proibido aos visitantes tocar

Também por aqui, a presença de escolas é comum. As crianças começam cedo (alguns tinham menos de 6 anos) a tomar contacto com uma realidade que lhes é pouco familiar. Talvez seja a forma deles crescerem sem preconceitos e aprenderem a respeitar os outros sem julgar.  Não sei se será mesmo assim mas gosto de acreditar que sim. 
Orientais e ocidentais circulavam pelos corredores, entravam e saíam dos templos. 'Ouvia-se' um silêncio respeitoso... Claro que os mais pequenos tinham algumas dificuldades neste campo e às vezes lá se excediam na alegria mas eram logo chamados à atenção pelo guia.

Enquanto uns ouviam a lição no exterior, outros aprendiam dentro do templo

O detalhe do trabalho esculpido

Como a chuva não dava tréguas e a visita não estava concluída, a opção foi almoçar na cantina. Claro que o prato era vegetariano, até porque o consumo de carne e peixe (e bebidas alcoólicas) é proibido no recinto. A escolha era entre noodles de arroz ou arroz branco mais quatro acompanhamentos à base de legumes e cogumelos. O que tinha o prato principal a mais, tinha a sobremesa a menos. Um quarto de laranja e um quarto de maçã. Pouco, não é? A comida era saborosa mas a pimenta no feijão verde e na cenoura salteados era desnecessária. Até aqui não me dão tréguas!

Sem  e com noodles

A minha fruta

Deixámos os espaços interiores e demos um pequeno passeio pelos jardins. Havia estátuas por todo o lado. O albergue dos peregrinos também se encontrava nessa zona. É possível fazer retiros ou estudar e ficar alojado no complexo. 

Um lago cheio de nenúfares entre os templos e o albergue

Inúmeras estátuas rodeiam o lago

O albergue para os peregrinos

A casa de chá

Para o fim ficou o pagode. Um edifício com 8 andares, que também se pode considerar um templo, e que dizem ser um espaço de repouso para os que já partiram. 

Ao longe

 
Ao perto

Em construção estão as novas instalações do Instituto Nan Tien, que englobam um campus e uma galeria de arte. A inauguração da primeira etapa está prevista para este ano. É a primeira instituição de ensino superior vocacionada para o budismo a ter acreditação do governo australiano. As infraestruturas estão separadas do complexo por uma estrada e a solução encontrada foi construir uma ponte para facilitar a comunicação. Um projecto ambicioso portanto. Terá de ficar para uma futura visita.

See you soon!

1 comentário:

  1. É isso! Eu podia fazer um retiro espiritual, num templo budista... Ouvir o "silêncio"... sentir paz... sentimentos bons a emergirem dentro de mim...encontrar e ouvir a minha "voz interior"...
    Mas, pensando melhor... não aguentaria muito tempo, sem a agitação do Mundo à minha volta... E também não iria aguentar comer essa comida durante muito tempo...
    Continua a mostrar-nos mais do que existe desse lado do Mundo...
    Beijoca

    ResponderEliminar