segunda-feira, 10 de março de 2014

Sol, praia, mar...

O bom tempo voltou, a ameaça 'a shower or two' (como dizem na meteorologia) foi-se e portanto nada de ficar em casa. Há muito para descobrir!
A ideia era conhecer (mais) um mercado mas como muitas vezes me acontece, os planos saíram trocados. Um festival tornou o trânsito caótico e desviou-me da rota inicial. Não há problema porque não faltam alternativas. Cinco minutos foram suficientes para refazer os planos. Seguimos viagem para a parte oriental de Sydney, ao encontro da natureza. Novo destino: Nielsen Park e The Gap.

Onde vamos?

O Nielsen Park integra o Parque Nacional do Porto de Sydney. A zona é muito procurada por famílias para aproveitar o dia ao ar livre. O programa habitual passa por um mergulho na praia e / ou um piquenique na relva, à sombra das grandes árvores. 

Assim se passa uma tarde de sábado
Para quem prefere a areia

Um pormenor chamou-me a atenção. Porque motivo havia uma rede a delimitar a zona de banhos? Resposta imediata e simples: por causa dos tubarões. Ah! Estou mais descansada. E já agora, estamos na Baía do Tubarão. Não há relatos de ataques nos últimos tempos e até vi pessoas ao banho fora da área protegida mas pelo sim pelo não...

Praia do Tubarão

A paisagem é fantástica! Podemos ver o centro da cidade e a Harbour Bridge ao fundo. Não é por acaso que quando há regatas na baía, uma multidão 'invade' a zona para ter uma vista privilegiada. Seguimos pelos trilhos do parque, deixamos a praia para trás e continuamos a ser surpreendidas.

A cidade ali tão perto

Há quem queira privacidade

Era dia de velejar

Próxima paragem: 'the Gap'. Quem segue (atentamente) o blogue certamente se recordará de um post sobre a viagem de ferry para Manly, onde fiz referência à entrada do mar da Tasmânia na Baía de Sydney. Pois bem, 'the Gap' é uma das portas, mais precisamente a do lado direito. Ponto de atracção para os turistas nacionais e estrangeiros, o penhasco é também famoso pelos piores motivos. É o principal palco de suicídios do país, pelo que não faltam medidas de segurança, avisos com números de emergência e sistema de videovigilância.


The Gap' - A perspectiva do lado Norte...
e a perspectiva do lado Sul

Porque a melhor vista é no topo, não me deixei intimidar e subi as escadas.

A outra porta da entrada do mar da Tasmânia na Baía de Sydney

Manly ao longe

O centro de Sydney em pano de fundo

No regresso, ainda houve tempo para mais uma paragem e uma descoberta: Macquarie Lighthouse. Trata-se do primeiro e mais antigo farol australiano em funcionamento. Desde 1791 que existe neste sítio ajuda à navegação, que a partir de 1818 assumiu a forma de um farol.

O primeiro farol da Austrália ainda está no activo
A simplicidade
See you soon!

5 comentários:

  1. Olá Cláudia! Ando mesmo "out" no que a novidades diz respeito... :( Parece que estás mesmo longe. Desejo-te o melhor no que concerne `a decisão de rumares aos antípodas. Espero de coração que tudo te corra bem... outra coisa, tenho família (mesmo muita... são 11 irmãos e respetivas famílias) muito querida na zona de Sidney. Se precisares de alguma coisa diz-me porque eles não hesitariam em orientar-te ou ajudar-te em tudo o que precisares. Um grande beijinho *

    Vanessa Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa!!
      Deixei-te uma mensagem no facebook.
      beijos

      Eliminar
  2. Olá Prima! Imagens maravilhosas... Apesar de gostar tanto da praia e do sol, adorei como "captas-te" a Simplicidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Prima!
      Obrigada pela companhia (quase) diária. ;)

      Eliminar
  3. Estou encantada com as imagens que vejo,prima!!

    ResponderEliminar