segunda-feira, 17 de março de 2014

Next stop: Wollongong e Kiama

Vamos até Wollongong e Kiama? Claro!
A oportunidade surgiu e não a deixei passar, por isso um destes dias deixámos Sydney para trás e seguimos viagem em direcção ao Sul. Podíamos ter optado pelo caminho mais rápido, a autoestrada, mas fomos por uma rota alternativa: Grand Pacific Drive. E ainda bem que o fizemos. Assim que entrámos no Royal National Park, o segundo parque nacional mais antigo do mundo, fiquei deslumbrada com a paisagem. Árvores gigantes e com centenas de anos, verde e mais verde até onde a vista alcançava. Só me conseguia lembrar dos cenários dos contos de fadas com as suas florestas encantadas. Queria parar ali mesmo e fotografar, mas não era possível porque a estrada era pequena e as curvas eram muitas. À primeira oportunidade, as primeiras fotos...

Lá em baixo são casas de férias

Em pleno Royal National Park

A Sea Cliff Bridge ao fundo

Mais uns quilómetros e estávamos em Bald Hill Lookout. Desta vez não éramos os únicos a querer admirar a vista. À nossa frente estava Stanwell Park e a sua praia, ao longe ficava Wollongong.

Bald Hill Lookout é uma zona famosa internacionalmente para a prática de asa delta

Serra e praia no pleno

Claro que a próxima paragem tinha de ser a Sea Cliff Bridge, que liga as pequenas cidades costeiras de Coalcliff e Clifon. Inaugurada a 5 de Dezembro de 2005, tem 665 metros, custou 52 milhões de dólares e pode ser atravessada a pé, de bicicleta ou de carro.  

O Mar da Tasmânia mesmo ali ao lado

85 kms depois, chegámos finalmente a Wollongong. O nome é de origem aborígene e acredita-se que queira dizer 'cinco ilhas'. É a terceira maior cidade do estado, em termos de população, depois de Sydney e Newcastle, e é conhecida pela sua universidade, praias, actividade portuária e indústria do carvão. Antes da visita propriamente dita, houve tempo para um simpático almoço.

Um cappuccino

Um copo de leite e uma sandes de ricota, espinafres e pepino

Vamos lá conhecer.. A cidade é pequena e calma, sem grandes confusões. Fiquei com a ideia, não sei se correcta ou não, de que a arte era muito valorizada. Encontrei muitos desenhos espalhados pelas paredes de edifícios e muros, todos bem preservados. Visitei a Wollongong City Gallery e as exposições patentes eram de artistas locais.
 
Wollongong Town Hall

Wollongong City Gallary
Arte na rua

Fazer da parede uma tela

Deixámos o centro e fomos até à beira-mar, conhecer o pequeno porto de Wollongong, casa de veleiros particulares e embarcações de pesca.  Descobrimos que é o único ponto em toda a zona leste do país com dois faróis, muito próximos um do outro: o Wollongong Breakwater Lighthouse, também conhecido por Wollongong Harbour Lighthouse, e o Wollongong Head Lighthouse. O primeiro foi construído em 1871 e desactivado em 1974. O segundo foi inaugurado em 1937, mantém-se em actividade e a zona onde se encontra é conhecida por Flagstaff Point.

Wollongong Breakwater Lighthouse

Wollongong Head Lighthouse

O tempo estava a nosso favor, por isso lá seguimos viagem até Kiama, uma pequena cidade a 120 km de Sydney. O nome deriva da palavra aborígene 'kiarama', que quer dizer 'lugar onde o mar faz barulho'. Trata-se de uma clara referência a um dos pontos de atracção da área: Kiama Blowhole. Na prática é uma fenda nas rochas (a palavra correcta em português é espiráculo) que resulta de uma formação pouco comum das próprias rochas e que, quando as condições assim o permitem, proporciona imagens espectaculares de jactos de água. Não consegui fotos porque o fenómeno só aconteceu duas vezes enquanto lá estive e não fui suficientemente rápida. Resta acrescentar que se trata do maior 'blowhole' natural do mundo. Mesmo em cima fica o Kiama Lighthouse (1887). 

A explicação
A espera em vão

Vista privilegiada do Kiama Lighthouse

Um passeio no centro revelou outros pontos de interesse. O antigo quartel dos bombeiros (1915) é hoje uma galeria onde os artistas locais podem expor a sua obra. O edifício dos correios data de 1878 e é considerado património do estado de NGS.

Old Fire Station Gallery

O edifício dos correios é cor-de-rosa

Homenagem aos combatentes nas duas Guerras Mundiais

O dia ia longo mas antes do regresso, ainda houve tempo para mais uma descoberta. Esta bem saborosa.. Table for Amy. Um café amoroso que ocupa uma das casas que formam as Terrace Houses. Originalmente construídas para albergar os funcionários da pedreira local, em 1886, as casas foram classificadas construções históricas e são consideradas um tesouro nacional. Vista e revista a carta, lá me decidi por um cappuccino e uma fatia de bolo de figo e passas com creme de nozes. É preciso saber acabar em beleza uma viagem... Foi o que eu fiz.

São os pequenos detalhes que fazem a diferença

See you soon!

1 comentário: